Rio de Janeiro

Secretaria de Assistência Social promove campanha de proteção à criança e ao adolescente na Nova Intendente  – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Serão distribuídos diversos materiais informativos na campanha da Assistência Social – Prefeitura do Rio

De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (Pense), 63,3% de adolescentes, entre 13 e 17 anos, já ingeriram algum tipo de bebida alcoólica, sendo que três em cada dez, antes dos 14 anos. Para ajudar a mudar essa realidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com o Conselho Municipal Antidrogas (Comad-Rio), invade a Nova Intendente e realiza a Campanha de Prevenção sobre Álcool, Tabaco e outras Drogas “Você no Controle #PegaVisão“. A atividade acontece durante os dias de desfiles de Carnaval nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, a partir de 19h, na Avenida Ernani Cardoso, Campinho.

Para a realização dessa ação serão distribuídos diversos materiais informativos, entre filipetas, cartazes e brindes. Também serão disponibilizados os QRCodes com games educativos para que os foliões possam se divertir e conhecer mais sobre o assunto. O objetivo é alertar e sensibilizar a população sobre os malefícios decorrentes do uso prejudicial dessas substâncias, que afetam tanto o indivíduo como a sociedade, destacando a importância da prevenção e do tratamento.

A Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio) também estarão na Nova Intendente com a campanha anual sobre abuso e exploração sexual contra crianças e adolescente. Além da orientação e distribuição de materiais informativos (ventarolas), uma faixa de 10 metros com os dizeres: “Ei você aí! Exploração Sexual é crime. Denuncie, disque 100”, ficará exposta na Nova Intendente  até o fim do Carnaval.

– O nosso objetivo com essas campanhas de prevenção é identificar situações de vulnerabilidade social em toda a área do evento, articular encaminhamentos e promover abordagem social. Ao identificar qualquer situação de uso de drogas ou de abuso ou exploração sexual, denuncie. Nossa rede conta com os CRAS, CREAS e CMDCA-Rio e conselhos tutelares, são vários órgãos para denunciar essa situação. Proteger nossas crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos – afirmou o secretário municipal de Assistência Social, Adilson Pires.

Outra atividade será a orientação e a distribuição de pulseira de identificação para crianças e adolescentes. Nelas serão registrados o nome da criança, do responsável ou dos pais e o telefone. O objetivo é facilitar não apenas a identificação, mas também o contato com o responsável no caso do pequeno folião se perder.

Serviço:

Dias: 24, 25 e 26 de fevereiro

Horário: a partir de 19h

Local: Avenida Ernani Cardoso, Campinho 

Compartilhe

Categoria:

Marcações: adolescente Assistência social campanha Carnaval criança Desfile Nova Intendente proteção

Notícias

Renato Sorriso, gari da Comlurb e ícone do Carnaval carioca, festeja 25 anos de Sambódromo no Desfile das Campeãs

24 de fevereiro de 2023

Prefeitura do Rio intensifica fiscalização e consórcios deixam de receber R$ 2,3 milhões por falta de climatização da frota

24 de fevereiro de 2023

CET-Rio monta esquema especial de trânsito para os blocos de rua neste fim de semana

23 de fevereiro de 2023

Prefeitura assina protocolo de intenções para compra e reativação do Mercadinho São José

23 de fevereiro de 2023

Nova Intendente recebe os desfiles da Série Prata a partir desta sexta-feira

23 de fevereiro de 2023

< Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *