Programa Selo Social 2022 articulado pela Prefeitura de Sorocaba certifica 51 organizações em cerimônia nesta quinta-feira (9) – Agência de Notícias
Evento, realizado no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, destaca iniciativas que buscam promover os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU (Organização das Nações Unidas).
O programa Selo Social, que conta com a articulação da Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), realizou, na noite desta quinta-feira (9), a entrega de certificação a 51 organizações de Sorocaba, que realizaram projetos acerca do tema “Planejando e Inovando”, ao longo do ciclo de 2022. A cerimônia aconteceu no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, contando com a participação de autoridades, representantes das instituições certificadas e convidados.
Formaram a frente de honra do evento, o secretário de Governo, João Alberto Corrêa Maia, representando o prefeito Rodrigo Manga, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosangela Perecini, o líder do Governo na Câmara Municipal, vereador João Donizeti, e o presidente do Instituto Selo Social, Fernando Assanti.
Também participaram da certificação os secretários municipais de Relações Institucionais e de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), Luiz Henrique Galvão; do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animail (Sema), Thiago Santoro; da Cidadania (Secid), Clayton Lustosa; mais o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Davi Dutra; os vereadores Fábio Simoa e Cristiano Passos, entre outras autoridades presentes.
O evento teve início com uma apresentação de dança que encantou a todos, proporcionada pelas integrantes da Escola Educacional de Dança Isadora Duncan. Em seguida, foi executado o hino nacional brasileiro, na belíssima voz da cantora Tereza Baddini.
O Selo Social tem como estratégia estimular boas práticas e reconhecer o trabalho de empresas, órgãos públicos e entidades sociais que promovem o desenvolvimento social do município, com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas).
Durante a cerimônia, transmitida, ao vivo, pela TV Prefeitura (YouTube oficial) e pelas redes sociais da Prefeitura de Sorocaba, foram reconhecidos oficialmente 983 impactos sociais positivos, de 141 diferentes projetos desenvolvidos na cidade por 51 instituições, entre órgãos públicos, empresas e organizações não-governamentais, que integram os três segmentos da sociedade: civil, privada e pública. Ao todo, foram cinco encontros realizados pelo programa no ano passado, com a finalidade de capacitar, discutir e orientar os participantes na elaboração e qualificação de seus projetos, até chegar a esse momento, de celebração e reconhecimento.
Pela Prefeitura, contribuíram com projetos o Fundo Social de Solidariedade, a Secretaria da Educação (Sedu), a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), a Secretaria da Cidadania (Secid) e a Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).
O presidente do Instituto Selo Social destacou a todos a relevância da iniciativa. “O objetivo final desse programa, que já existe há vários anos e vem crescendo sempre mais, é oferecer à nossa sociedade um lugar melhor para todos nós vivermos”, disse.
A presidente do Fundo Social resaltou, ainda, que “a solidariedade é o caminho para mudar o mundo. Estamos felizes por trazer cada vez mais empresas e instituições parceiras ao programa Selo Social. Na edição anterior, tivemos 42 instituições participantes e, nesta, conseguimos reunir 51”, comparou.
Pela sociedade civil, foram certificadas as organizações: Agência de Desenvolvimento Econômico Social (ADES), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação Educacional Santa Rita de Cássia, Associação dos Fissurados Lábio Palatais de Sorocaba e Região (Afissore), Associação Social Comunidade de Amor (Asca), Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer (Asipeca), Associação Amor em Cristo, Associação Beneficente Antônio José Guarda (AJG), Associação Criança Feliz de Sorocaba, Associação Rede do Bem, Ação Comunitária Inhayba, Casa Cattani, Casa Transitória André Luiz, Geração Futuro Aprendizagem, Instituto Brasileiro de Apoio e Pesquisas a Pacientes Oncológicos em Reflexologias (Ibrapper), Instituto Cleusa Prado (ICP), Instituto Elevar de Educação e Empreendedorismo, Instituto Dr. Miguel Soeiro, Instituto Gold – Geração de Ouro, Instituto Paz e Amor, Liga Sorocabana Kickboxing e Arte Marcial e Esporte de Contato, Lar Monteiro Lobato de Sorocaba, Luar – Associação Lugar de Amor e Restauração, ONG RH em Ação de Sorocaba e Região, Peregrinos do Cuidar, Serviço de Obras Sociais (SOS), Sociedade Esportiva Aquática de Sorocaba e Super Palhaços.
Já, no segmento privado, recebem a certificação as empresas: Anne Louise Cosméticos, Associação Amizadaria Solidária, Atlanta Ind. e Comércio de Acessórios e Equipamentos Ltda., Clarios Energy Solutions Brasil Ltda., Coop. Trab. e Social de Egressos, Familiares de Egr. e Reed. de Sorocaba e Região – Coopereso, Daniela Franco, Edscha do Brasil Ltda., Ecne Nova Esperança, Farmácia Comunitária Vital Brazil, Instituto Arany Marchetti, Job Brasil RH, Kanjiko do Brasil Indústria Automotiva Ltda., Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Spim Treinamentos e Escola de Negócios, Unimed Sorocaba Cooperativa de Trabalho Médico, Unniroyal Química Ltda. e Universidade de Sorocaba (Uniso).
Sorocaba participa do Selo Social desde 2014, quando fez parte do projeto-piloto de lançamento do programa.
O fim do evento ainda reservou uma atração cultural para o público, com a apresentação musical do grupo Krucatá.
Fotos: Marcel Herrera/Secom