Rio de Janeiro

Ronda Maria da Penha prende homem por descumprimento de medida protetiva na região central da cidade – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

A equipe da Ronda Maria da Penha (RMP) da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) atuou, na quarta-feira (25/1), na prisão de um homem de 57 anos por descumprimento de medida protetiva na região central da cidade. A vítima, uma idosa de 67 anos, é irmã do agressor e passou a ser assistida recentemente pelas equipes da GM-Rio.

A medida protetiva de afastamento foi expedida pela Justiça porque o homem havia agredido a irmã e também a mãe dos dois, que tem 87 anos. Mas, apesar da restrição, ele voltou para a residência, e a vítima fez um chamado de emergência para a Ronda. Durante a abordagem, o homem tentou fugir, mas foi detido e conduzido para a 5ª DP (Centro), onde o caso foi registrado e ele ficou preso.

No dia 15 de janeiro, as equipes da Ronda Maria da Penha também registraram outra ocorrência de descumprimento de medida protetiva e atuaram no resgate de uma mulher de 22 anos que foi submetida a cárcere privado pelo ex-companheiro de 31 anos, em uma comunidade da Zona Oeste. A mulher conseguiu entrar em contato com uma equipe de guardas municipais, por volta das 5h, enquanto o agressor dormia. Ela pediu ajuda e também informou que havia sofrido agressão física.

Com apoio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Jacarepaguá e o 18° Batalhão da Polícia Militar, que são órgãos que também integram a rede protetora de mulheres vítimas de violência, as equipes chegaram ao local apontado por um aplicativo de localização. Os dois já haviam deixado o lugar. Contudo, ao receber a informação de que havia sido procurado em sua residência, o homem decidiu liberar a mulher em outro local, por volta das 23h.

A Ronda Maria da Penha

A Ronda Maria da Penha da GM-Rio foi criada em 2021 e vai completar dois anos de atuação em março deste ano. No ano de 2022, foram registradas 19 prisões e foram realizados 11.029 atendimentos, além de contar com 1.484 mulheres assistidas. Os guardas municipais atuam na verificação do cumprimento de medidas protetivas deferidas pelos juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital. Os patrulheiros realizam os atendimentos com três agentes, sempre tendo, pelo menos, uma guarda feminina na equipe. A principal missão exercida pelos patrulheiros da ronda é a verificação do cumprimento das medidas protetivas, criadas para coibir atos de violência doméstica e familiar.

Compartilhe

Categoria:

Marcações: Guarda Municipal prisão Ronda Maria da Penha

Notícias

Prefeito participa do anúncio de novo residencial no Porto Maravilha

27 de janeiro de 2023

Comlurb vai fazer a limpeza após ensaios técnicos do fim de semana no Sambódromo

27 de janeiro de 2023

Secretaria de Ordem Pública estoura mais um depósito clandestino de ambulantes em Copacabana

27 de janeiro de 2023

Mobi-Rio vai contratar 80 motoristas de articulados no sistema BRT

27 de janeiro de 2023

CET-Rio monta esquema especial de trânsito para ensaios técnicos da Portela e do Império Serrano

27 de janeiro de 2023

< Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *