Programa Asfalto Liso chega à Avenida Maracanã – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio
Fresagem na Avenida Maracanã – Divulgação/Seconserva
O programa Asfalto Liso, da Prefeitura do Rio, chegou a uma das principais vias da Tijuca. Na segunda quinzena de janeiro, a Secretaria Municipal de Conservação iniciou os trabalhos na Avenida Maracanã, partindo da altura da Praça Xavier de Brito em direção à Rua Barão de Mesquita. O serviço é feito no período noturno, das 21h às 6h, a fim de minimizar o impacto no trânsito.
O Asfalto Liso na Avenida Maracanã faz parte das ações das Áreas de Planejamento (AP) 1 e 2, que incluem o Centro, a Zona Sul e a área da Tijuca e adjacências. Ao todo, 71 vias da região receberão pavimentação nova, o que representa um total de 92,7 quilômetros de extensão. A prioridade do projeto é recuperar os grandes corredores, que concentram maior fluxo de veículos.
Fruto de um trabalho minucioso, o Asfalto Liso avança noite após noite. Além da fresagem, que é a raspagem do asfalto danificado, e do recapeamento, que consiste na aplicação da nova camada de massa asfáltica, é feita a sinalização horizontal na via. Além disso, sempre que necessário, são executados reparos profundos – retirada das camadas do pavimento que não apresentam bom suporte e dão origem a defeitos, como trincas e buracos – e o renivelamento de grelhas e tampões.
A tecnologia é uma grande aliada dos técnicos da Conservação para garantir a qualidade do resultado final. Antes de máquinas como a fresadora entrarem em cena, é feito um estudo técnico do pavimento existente, que determina o projeto ideal para cada via. Nessa etapa, são usados dois equipamentos: o scanner, responsável pela leitura dos defeitos do pavimento, e o FWD, que serve para medir o quanto o pavimento deforma.
O secretário de Conservação, o engenheiro Marco Aurelio Regalo de Oliveira, ressalta que o Asfalto Liso não se resume a trocar um asfalto por outro:
– Para cada via é feito um projeto, baseado no estudo técnico elaborado com os dados do scanner e do FWD. É com o resultado desse estudo que definimos, por exemplo, quais trechos vão precisar do reparo profundo, de forma a garantir a durabilidade do pavimento.
Até 2024, serão recuperados mais de cinco milhões de metros quadrados de pavimentos em toda a cidade, totalizando 426,3 quilômetros de extensão e contemplando 290 vias.
Compartilhe
Categoria:
Marcações: Asfalto Liso Avenida Maracanã conservação Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro Tijuca
Notícias
Guardas apreendem réplica de arma de fogo com adolescentes no Leme
26 de janeiro de 2023
Comlurb reinaugura gerência de serviços da Vila Cruzeiro, na Penha
26 de janeiro de 2023
Pista lateral da Avenida Francisco Bicalho terá interdição intermitente para obras do Terminal Gentileza
26 de janeiro de 2023
Prefeitura lança o programa Lares Cariocas para pessoas em situação de rua
26 de janeiro de 2023
Verão animal 2023: Prefeitura promove a campanha Minha pata não tem sola na Praia de Ipanema
26 de janeiro de 2023
< Voltar