Curso de férias no Parque da Biquinha apresenta a importância de animais silvestres que vivem na cidade – Agência de Notícias
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), deu início, na manhã desta terça-feira (10), à programação do “Férias na Bica”, no Parque da Biquinha, que tem como tema “Bichos Urbanos”.
No total, 40 crianças, de 7 a 10 anos, participarão de inúmeras atividades de Educação Ambiental gratuitas, até quinta-feira (12), envolvendo diferentes espécies de animais que vivem na cidade, como o sapo, a coruja, a cobra, o morcego, a lagartixa, a aranha, entre outros.
O objetivo é oferecer a elas a oportunidade de reconhecerem os animais silvestres que vivem na cidade, aprendendo a conviver, respeitar essas espécies e descobrir a importância delas para o equilíbrio ambiental. O intuito é, também, desmistificar crenças e mitos existentes relacionados a algumas espécies, de forma lúdica, permitindo que as crianças lidem com os próprios medos e criem uma conexão emocional com o meio ambiente.
Divididas em dois grupos, “Sapo” e “Aranha”, as crianças participaram, neste primeiro dia do curso de férias, de um bate-papo sobre o tema, conferiram teatro de fantoche, tiveram a oportunidade de manusear material biológico e, ainda, participar de um jogo de interação. Uma das equipes, por exemplo, fez a brincadeira do “telefone sem fio”, com nomes de alguns animais abordados no “Férias na Bica”.
Após fazerem o lanche e brincarem no playground do Parque da Biquinha, as crianças ganharam uma pintura corporal, nas mãos ou no rosto, com a temática do curso de férias e participaram da brincadeira “Boca do Sapo”.
Matheus Mescolotto, de 8 anos, participa do “Férias na Bica” pela primeira vez. “Estou curtindo. Aprendi que o sapo tem veneno na pele e que devemos respeitar os animais. E se encontrarmos algum animal, como um escorpião, não devemos mexer nele, mas sim chamar os nossos pais”, contou o garoto.
Sua mãe Daniela Mescolotto Gimenes, moradora do Ibiti do Paço, aprovou a programação educativa. “Achei muito interessante a proposta. É importante eles conhecerem mais sobre os animais e perderem o medo exagerado de algumas espécies e também saberem os perigos reais. É muito bom ele participar desse curso de férias, aqui no parque, ao ar livre, e sair da frente do computador e do videogame”, afirmou.
A programação gratuita contará, ainda, com outras atividades, como trilhas para explorar o parque, jogos cooperativos, oficinas de brinquedos com reaproveitamento de materiais recicláveis, além de uma visita ao serpentário do Parque Zoológico Muincipal “Quinzinho de Barros”, no último dia do “Férias na Bica”.
As crianças também receberão uma tarefa social de arrecadação de ração para cães e gatos, que será doada para entidades que cuidam de animais resgatados e que são cadastradas no Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Sorocaba.
O Parque da Biquinha está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] ou, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone: (15) 3219-2280.