Prefeitura inicia 2023 com 32 ações educativas de trânsito programadas para janeiro em Sorocaba – Agência de Notícias
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), definiu um calendário com 32 ações educativas de trânsito para iniciar 2023. As atividades, totalmente gratuitas e voltadas ao público em geral, vão ocorrer em pontos estratégicos da cidade, entre os dias 10 e 31 de janeiro.
Ao todo, serão trabalhadas 14 temáticas diferentes, baseadas em abordagens a públicos específicos no trânsito, tais como motociclistas, pedestres, motoristas e ciclistas.
“Devido ao período de férias, o diferencial em janeiro é que não haverá programação nas escolas, diferentemente dos meses anteriores, em que essa prática foi privilegiada. Desta vez, as ações serão centralizadas nas ruas, como blitze educativas, pit stops e abordagens”, explica a gerente de Educação para o Trânsito da Semob, Cibele Soares.
As duas únicas atividades em ambiente fechado estão agendadas para o dia 27 de janeiro, na Biblioteca Municipal, localizada no complexo do Paço. Das 10h às 12h, haverá o teatro de fantoches “Xô acidentes” e, das 14h às 16h, “Superamarelinho”, com entrada livre. Da mesma forma, mas em espaço aberto, a apresentação “Xô acidentes”, será realizada na Praça José Haten, no bairro Cidade Jardim, das 9h às 11h do dia 14 de janeiro.
Antes, porém, entre os dias 10 e 13 de janeiro haverá: “Motociclista Seguro – Entrega segura”, “Limite de Velocidade – Pit stop”, “Motociclista Seguro – Painéis”, “Faixa viva – Mímicos”, “Álcool x Direção – Garrafa”, “Trânsito Seguro – Sinalize, dê seta!”.
Outras atrações programadas para janeiro, ao longo do mês, são: “Celular – Emoji”, “Limite de Velocidade – Blitz”, “Faixa viva – Cones”, “Mais respeito, menos infrações – Blitz”, “Sinalize, dê seta! – Blitz” e “Ciclista x Motorista – Blitz”.
“Ou seja, existem ações para todos os públicos que compõem a mobilidade urbana, as quais conscientizam sobre temas diversos, abrangendo desde a importância de respeitar os limites de velocidade, passando pela obrigatoriedade do uso da seta e do cinto de segurança, até os perigos e as irresponsabilidades envolvidos no manuseio do celular ao volante e na direção após o consumo bebida alcoólica”, complementa o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.
O calendário completo das ações educativas de trânsito da Semob, para o mês de janeiro, pode ser conferido nas mídias sociais da Prefeitura de Sorocaba (@prefeituradesorocaba). Por sua vez, o agendamento de palestras e teatros para fevereiro, em escolas e demais locais de interesse, já pode ser solicitado pelo site da Urbes (www.urbes.com.br), clicando em “Ouvidoria” e, depois, em “Educação para o Trânsito”. Basta “Abrir Manifestação” e preencher o formulário.