Secretaria de Cidadania e Instituto Core Brasil assinam acordo para implantação de um centro de atendimento para imigrantes no Rio – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio
O CRAI será um espaço de apoio a migrantes, refugiados e apátridas recém-chegados ao Rio – Prefeitura do Rio
A Secretaria Municipal Especial de Cidadania (Secid) e o Instituto Core Brasil (Community Organized Relief Effort) assinaram na terça-feira passada (13/12), um acordo de cooperação para implantação do CRAI – RJ (Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes) no Rio de Janeiro. O CRAI, que vai funcionar no prédio municipal Mercado Popular Leonel de Moura Brizola, no bairro da Gamboa, será um espaço de apoio a migrantes, refugiados e apátridas recém-chegados ao Rio de Janeiro.
Nos últimos cinco anos, com o crescimento da população de pessoas migrantes e refugiadas residindo na cidade do Rio, a necessidade de criação de projetos e políticas públicas de acolhimento a esse grupo tornou-se urgente. Nesse foco, no dia 7 de outubro de 2022 o Instituto Core Brasil, a Secretaria de Cidadania e a Coordenadoria de Relações internacionais da Prefeitura do Rio (CRI) formalizaram o compromisso de estabelecer uma relação cooperativa nas três áreas de atuação do CRAI: Assistência social, Educação e Desenvolvimento econômico.
Foi o pontapé inicial para o projeto, que tem por objetivo viabilizar que os migrantes refugiados e apátridas – por intermédio do CRAI – consigam acessar seus direitos e desempenhar atividades de geração de renda que garantam sua autonomia econômica.
O CRAI vai atuar no sentido de apoiar o processo de regularização migratória e obtenção de documentação dessas pessoas, oferecendo assistência jurídica; reduzir o nível de vulnerabilidade dessa população, oferecendo atendimento de assistência social; apoiar sua integração social, por meio do oferecimento de aulas de português como língua estrangeira; apoiar a integração econômica dessa população por meio do oferecimento de aulas de inclusão digital; além de acolher pessoas migrantes, refugiadas e apátridas em situação de extrema vulnerabilidade, com o oferecimento de dormitórios emergenciais.
Estiveram presentes à assinatura do acordo, o secretário de Cidadania, Renato Moura; o subsecretário, Leandro Pereira, e o Coordenador de Direitos Humanos, Matheus Andrade, além de representantes do Core, com membros da Angola, Síria e Colômbia que serão funcionários do CRAI. O prefeito Eduardo Paes participou da reunião, de forma virtual.
– A Secretaria de Cidadania está sempre empenhada em buscar ações de apoio à população de migrantes, refugiados e apátridas. A criação do CRAI é uma ferramenta importantíssima para integrar essas pessoas à cidade, oferecendo não só acolhimento, como também capacitação e informação sobre seus direitos – afirma o secretário de Cidadania, Renato Moura.
Firmado o acordo, o Instituto Core Brasil, organização de ação humanitária que executa ações emergenciais de curto prazo, será o responsável por implementar o Centro de Referência e Atendimento a Imigrantes no Rio, a partir de janeiro de 2023. Após seis meses, a Prefeitura do Rio assume integralmente o projeto e a Secid ficará à frente da governança do CRAI.
Compartilhe
Categoria:
Marcações: atendimento Cidadania Imigrantes Instituto Core
Notícias
Estação Vila Kosmos é reaberta após passar por reformas
17 de dezembro de 2022
Procon Carioca exige novos esclarecimentos da Light após decisão que determinou redução nas tarifas
17 de dezembro de 2022
Secretarias de Trabalho e Renda e Governo e Integridade Pública assinam acordo para aumentar empregabilidade a pessoas LGBTIA+
16 de dezembro de 2022
Crianças, adolescentes e idosos acolhidos pela Assistência Social ganham festa de Natal
16 de dezembro de 2022
Procon Carioca pesquisa preços de produtos típicos do Natal, e variação chega a 76,56%
16 de dezembro de 2022
< Voltar