Ação educativa da campanha Dezembro Verde em Sorocaba trata sobre a questão do abandono de animais – Agência de Notícias
Iniciativa também contará com a feira de adoção de cães e gatos, doação de 250 mudas de árvores e plantas, além de uma exposição de animais taxidermizados (“empalhados”).
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), realizará, neste sábado (17), das 9h às 13h, a blitz educativa “Diga não ao abandono”, da campanha Dezembro Verde, na Avenida Antonio Carlos Cômitre, próximo ao Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim.
Nesta época de férias e de festividades, quando as famílias viajam, lamentavelmente a incidência do abandono de animais domésticos costuma aumentar em todo o Brasil. Em razão disso, foi criada, há alguns anos, a campanha Dezembro Verde, com o objetivo de sensibilizar a população sobre essa problemática e abordar a importância da adoção responsável.
“A nossa proposta da blitz é de conversar com os moradores sobre proteção e bem-estar animal, sensibilizando as pessoas sobre a importância da posse responsável de animais de estimação, para que jamais os abandonem”, explica o secretário da Sema, Thiago Santoro. Um adesivo, com a frase “Diga não ao abandono!”, também será oferecido para ser colado nos veículos.
Adotar um cão ou um gato é assumir uma responsabilidade e jamais pode ser uma ação por impulso. Os tutores precisam garantir o cuidado desses animaizinhos por toda a vida. Por isso, quem for viajar deve se programar. Se não puder levar o pet junto e tiver condições financeiras, existem hospedagens que oferecem esse tipo de serviço a cães e gatos. Outra opção é deixá-lo com um parente ou um amigo, durante esses dias.
O abandono de animais é crime e quem descumprir a lei pode sofrer penalidades previstas. Segundo a Lei Municipal nº 9.551, de 4 de maio de 2011, em casos de abandono, é aplicada multa de R$ 3 mil, por animal. Todo cidadão pode, e deve, acionar a Prefeitura de Sorocaba em caso de abandono ou maus-tratos de animais, pelo telefone 156 ou pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município: (15) 99129-2426, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já, aos finais de semana e feriados, o munícipe pode entrar em contato pelo telefone 153 (GCM).
Mais atividades educativas
A Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal também realizará, neste sábado (17), das 9h às 13h, a tradicional Feira de adoção de cães e gatos, do programa “D + uma chance, adote uma vida!”, uma campanha permanente de adoção responsável de animais de estimação, no Parque “Carlos Alberto de Souza”.
Todos os cães e gatos disponibilizados para adoção responsável vivem, hoje, na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Sorocaba e são castrados, microchipados, vacinados e vermifugados.
Outra atividade programada, no mesmo horário, é a doação de 250 mudas de diferentes espécies, entre árvores e plantas medicinais, no Parque “Carlos Alberto de Souza”, com o intuito de estimular os moradores a manterem as árvores existentes e plantarem mudas de diferentes espécies, em quintais e calçadas, em toda a cidade e, assim, ajudarem na ampliação da área total vegetada, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana.
No local, será feita a doação de exemplares de 11 espécies à população. São elas: aroeira-pimenteira, ipê-roxo, ipê-branco, cereja-rio-grande, jaboticaba, jenipapo, lichia, jatobá, bacupari, capim-cidreira e erva-doce. Os munícipes ainda terão a oportunidade de conversar e tirar suas dúvidas sobre o cultivo, com os profissionais da Sema.
Já, na exposição de animais taxidermizados, a população poderá conferir diferentes espécies da fauna que existem na região de Sorocaba e aprender características e curiosidades sobre cada uma delas. Mais informações sobre as atividades educativas ambientais podem ser obtidas junto à Sema, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone: (15) 3219-2280 ou pelo e-mail: [email protected].