Primeiro caminhão a gás natural da Comlurb começa a ser usado na coleta domiciliar – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio
O novo veículo é quase inodoro em comparação com o motor a diesel – William Werneck/Prefeitura do Rio
A Comlurb lançou na manhã desta quinta-feira (24/11), em Copacabana, o seu primeiro caminhão compactador com motor movido a Gás Natural Veicular (GNV). A novidade incorporada à rotina da coleta domiciliar tem nível de ruído bem menor, ideal para ser usado na coleta noturna para não incomodar os moradores, e é quase inodoro em comparação com o motor a diesel.
– A Companhia está cada vez mais focada em tornar os serviços e os projetos mais ambientalmente sustentáveis. Esse caminhão lida com energia mais limpa e menos nociva ao meio ambiente do que o diesel. Vamos tentar adaptar a frota sempre que for possível para veículos menos poluentes e enfrentar o desafio de reduzir a geração de gases efeito estufa – ressaltou o presidente da Comlurb, Flávio Lopes.
O novo caminhão entrou em período de testes com o objetivo de comprovar algumas vantagens em relação ao diesel, como melhor custo por tanque e autonomia. Segundo a empresa fornecedora, encher os cilindros de gás equivale a uma economia de cerca de R$ 300 em relação a um tanque de combustível a diesel. Além disso, o veículo roda cerca de 20% mais quilômetros por tanque em relação ao veículo convencional.
Caso seja aprovado no teste, ele poderá ser incluído em futuros contratos/licitações de frota. Vale lembrar que na frota de coleta da Comlurb já existem 16 caminhões compactadores 100% elétricos, com emissão zero de gases de efeito estufa.
Compartilhe
Categoria:
Marcações: coleta domiciliar Comlurb gás natural GNV novo caminhão
Notícias
Equipes da Prefeitura do Rio atuam na 27ª Parada de Orgulho LGBTQIAP+ no domingo
24 de novembro de 2022
CET-Rio monta esquema de trânsito para ensaio técnico da Imperatriz Leopoldinense no domingo
24 de novembro de 2022
Prefeitura inaugura Casa da Juventude da Providência com ofertas de diversos cursos para moradores da primeira favela do Brasil
24 de novembro de 2022
Comlurb lança seu primeiro caminhão de coleta domiciliar movido a gás natural
23 de novembro de 2022
Programa de reflorestamento da Prefeitura completa 36 anos com mais de 10 milhões de mudas plantadas
23 de novembro de 2022
< Voltar