Funjope abre exposição ‘O Sagrado na Arte’ e realiza oficinas com artistas – ZERO83

Casa da Pólvora

Funjope abre exposição ‘O Sagrado na Arte’ e realiza oficinas com artistas

30/07/2022 | 17:00 | 33

Além dos shows, espetáculo teatral e grandes atrações nacionais, a Festa de Nossa Senhora das Neves, realizada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), abre espaço para exposições voltadas à religiosidade. Até 26 de agosto, a Casa da Pólvora abriga a mostra ‘O Sagrado na Arte’. As obras expostas foram produzidas pelos artistas plásticos Fabiano Quaresma, Davi Queiroz e Jonas Nogueira.

“Essa exposição foi pensada dentro do contexto da Festa das Neves, do aniversário da cidade. Nós trabalhamos dentro de um conceito estético que pudesse ter uma configuração de proximidade dos artistas. Optamos pela escultura, a talha em madeira e a pintura”, destacou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Os três artistas, segundo ele, têm pontos em comum, seja nas suas relações artísticas ou no aspecto do uso de materiais, e a exposição foi aberta exatamente com esse foco ‘O Sagrado na Arte’. “São lindíssimas representações de aspecto religioso e, sobretudo, da tradição católica, que é o motivo da comemoração da Festa das Neves”, acrescentou.

A coordenadora da Casa da Pólvora, Ana Maia, também avalia como linda a exposição. “É mais uma conquista nesse meu caminhar. Montar essa exposição não foi fácil, porém, é mais uma vitória. Cercada de santos, principalmente São Francisco de Assis, o sol brilhou, contagiou pessoas e a Pólvora explodiu com tanta energia. Gratidão imensa em receber esses artistas com suas belíssimas obras”, declarou.

Os artistas – Desde a infância, Fabiano Quaresma demonstrava o gosto pela arte através do desenho e da pintura. Na adolescência, teve contato com o barro e, mesmo sem prática, começou a moldar figuras sacras. Na época, conheceu a artesã Adelaide Cavalcanti, que lhe passou algumas técnicas. Desde então, se profissionalizou e participou de diversos eventos envolvendo o artesanato em todo o Brasil. Em João Pessoa, é sua primeira exposição.

A qualidade da obra do artista plástico Jonas Nogueira se comprova pelos diversos prêmios que tem conquistado ao longo de sua trajetória. Ele tem trabalhos espalhados em museus e galerias de todo o país. A referência maior de suas criações são as imagens de São Francisco.

Já a obra do artista plástico Davi Queiroz transita nos diferentes suportes artísticos, desde esculturas em concreto, pintura em tela, painéis em parede e ainda esculturas em cerâmica. Com uma linguagem que busca a preservação do discurso de defesa regional, o artista compõe elementos e figuras do cotidiano social. As cores e movimentos das esculturas traduzem os valores culturais, evidenciando a importância do povo em suas produções.

Oficina – De 1º a 4 de agosto, o artista plástico Fabiano Quaresma realiza uma oficina de escultura em madeira no Centro Cultural da Casa da Pólvora. São dez vagas. A oficina acontece das 14h às 16h. As inscrições estão abertas e são presenciais, no Centro Cultural da Casa da Pólvora. Basta levar documentos pessoais.

A programação completa da Festa das Neves está disponível no link: joaopessoa.pb.gov.br/destaque/festadasneves/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *