Hospital da Criança em Sergipe implanta ‘Prontuário Afetivo’ – GAZETA DE SERGIPE

A iniciativa tem como objetivo conhecer os pacientes e estabelecer uma dinâmica humanizada ao cuidado de forma personalizada

O Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), implantou nesta terça-feira, 19, mais um projeto com foco na humanização, o ‘Prontuário Afetivo’. A iniciativa tem como objetivo conhecer os pacientes e estabelecer uma dinâmica humanizada ao cuidado de forma personalizada.

A pequena Emilly Santana, 3 anos, foi a primeira paciente a participar do novo projeto. Há dez dias internada na unidade, a menina parecia muito animada e interagiu bastante com os profissionais, informando sobre seus gostos e o que mais deseja no momento. Todas as informações foram colocadas em um mural na parede da unidade.

O primeiro setor escolhido para início dessa nova ferramenta de humanização foram os isolamentos, visto que estes pacientes ficam internados por mais tempo e não têm contato com outros pacientes. O projeto além de melhorar a relação entre profissional, paciente e família, propicia um cuidado amplo em saúde e cria um ambiente mais leve.

A superintendente da Unidade, Catharina Correa Costa, reforça que o “Prontuário Afetivo” é uma maneira simples de acolher os pacientes por meio de um atendimento mais humanizado, mostrando a sua importância e, principalmente, oferecendo uma atenção mais acolhedora, tanto para os pequenos como para a família.

“Vimos o isolamento como um local bem propício para começarmos a implantar esse prontuário. A partir do momento que colocamos esse mural, a equipe vai conversando com o paciente, com os familiares e acaba entrando na esfera mais pessoal e afetiva, porque perguntamos sobre as preferências, sobre o que quer fazer, isso tudo leva ao um processo de alta mais rápido. Quando conseguimos entrar na humanização, sabemos que isso tudo propicia uma qualidade do serviço adequada”, disse a superintendente da unidade.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter

Relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *