Prefeituras do Rio e de Maricá selam acordo para levar o aplicativo Taxi.Rio aos moradores da cidade da Região Metropolitana – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Carro do Taxi.Rio – Arquivo/Prefeitura do Rio

O prefeito Eduardo Paes assinou, nesta sexta-feira (8/7), um termo de cooperação da Prefeitura do Rio para implementação do aplicativo Taxi.Rio Cidades no município de Maricá, na Região Metropolitana. Desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática do Rio (IplanRio), o aplicativo pode ser baixado no celular dos usuários e permite que o passageiro solicite um táxi com até 40% de desconto na corrida.

Maricá é o 9º município a assinar o convênio para implementar o Taxi.Rio Cidades. Também contam com o aplicativo Petrópolis, Teresópolis, Miguel Pereira, Nilópolis, Volta Redonda, Maceió (AL), Niterói e Campos.

 

– O poder público tem de cumprir com seu papel, fazer um investimento em algo que é sustentável economicamente, pois não há necessidade de aportes permanentes do poder público nessa tecnologia. E permitir que o lucro, o ganho, fique na mão do trabalhador. O consumidor tem um preço mais justo, sem significar uma exploração do trabalhador. O Taxi.Rio é isso, uma tentativa de distribuir de maneira igual esses ganhos – afirmou o prefeito Eduardo Paes, em cerimônia realizada na sede do Banco Mumbuca, em Maricá.

 

O Taxi.Rio Cidades conta com 1,2 milhão de passageiros cadastrados e realiza uma média de 1 milhão de corridas por mês apenas na capital. Sem qualquer cobrança de taxa de serviço para os taxistas, a ferramenta funciona como uma importante alavanca para a categoria frente à concorrência de aplicativos de transporte, que impõem um custo de cerca de 40% do valor das corridas aos motoristas.

 

– Hoje é uma noite muito especial para a cidade de Maricá, especialmente para os nossos taxistas. Esse aplicativo vai melhorar a vida do taxista de Maricá, vai transformar a dinâmica do uso do táxi na cidade. Com o aplicativo, os taxistas vão poder absorver mais corridas – disse o prefeito de Maricá, Fabiano Horta.

 

A cerimônia também teve a presença do secretário de Transporte de Maricá, Douglas Paiva, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento da cidade (Codemar), Olavo Noleto, além do presidente do IplanRio, Claudio Fonseca.

Nos últimos três anos, o fluxo de passageiros no aplicativo municipal aumentou substancialmente. A quantidade de usuários transportados em 2019 (2 milhões), período pré-pandemia, subiu 26% na comparação com 2021 (2,6 milhões). Dados mais recentes confirmam essa tendência de aumento. Nos seis primeiros meses de 2022, a quantidade de passageiros transportados (1,2 milhão) teve aumento de 36% frente ao mesmo período do ano passado (896 mil).

Compartilhe

Categoria:

Marcações: Maricá Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro Taxi.Rio Transportes

Notícias

Motociclista invade a pista do BRT e provoca acidente com articulado

8 de julho de 2022

Rioluz substitui cabos de cobre por alumínio na Linha Vermelha para coibir atos de vandalismo

8 de julho de 2022

Obras de expansão do COR batem 50% da meta prevista pelo programa Luz Maravilha

8 de julho de 2022

Prefeitura faz demolição de construções irregulares na comunidade da Asa Branca, em Curicica

8 de julho de 2022

Recital de poesias na cúpula do Planetário encerra temporada neste fim de semana 

8 de julho de 2022

< Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *