Rio celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ com programação que inclui cultura e saúde – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Arcos da Lapa com iluminação para o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ – Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado nesta terça-feira (28/06), a Prefeitura do Rio realiza ações de combate ao preconceito. E, até meados de julho, serão promovidos na cidade debates, campanhas de conscientização, festivais e feiras culturais. Além disso, os Arcos da Lapa exibem até esta noite, a partir das 18h, uma iluminação especial a laser, preparada pela Rioluz. A técnica utilizada na atração noturna, promovida pela Riotur, garante mais qualidade à visualização.

O dia do orgulho marca a Rebelião de Stonewall, uma série de manifestações da comunidade LGBT contra a polícia de Nova York, em 1969. No Rio, a data é celebrada por secretarias como as de Governo e Integridade Pública, por meio da Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual (CEDS), Saúde, Cultura e Fazenda. Além da Riotur, a Procuradoria Geral do Município também está dedicada ao tema e, nesta terça, realiza um encontro, às 15h, sobre direitos do cidadão LGBTQIA+ carioca.

Neste mês, a CEDS lançou cursos voltados à população trans e, nesta segunda-feira (27/06), abriu inscrições para a primeira turma do Projeto Dam+, que oferece bolsas de estudo e aulas de reforço escolar para trans e travestis. O órgão terá um estande durante todos os dias do TriboQ, festival que começa nesta terça-feira, na Praça Mauá. No local haverá serviços como assistências jurídica e psicológica.

Também nesta terça-feira, o Projeto Arco-Íris faz ações na Clínica da Família Anthidio Dias da Silveira, no Jacarezinho. Na quinta-feira (30/06), a CEDS lança a campanha de orgulho LGBTQIA+ na Lona de Madureira. Em julho, estão previstos eventos na Lona de Realengo e no Circo Voador. No dia 10, acontecerá a Feira Cultural Amo Diversidade, na Lapa.

VEJA AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Compartilhe

Categoria:

Marcações: Cultura Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ diversidade Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro saúde Segovi

Notícias

Prefeitura abre inscrições para primeira turma de reforço escolar para pessoas trans e travestis

27 de junho de 2022

Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro promove Saraus Cariocas 

27 de junho de 2022

Espaço Sérgio Porto ganha mural de Rafa Mon inspirado em Drummond 

27 de junho de 2022

Município do Rio mantém vacinação contra a gripe até esgotar o estoque

27 de junho de 2022

Covid-19: dose de reforço da vacina já foi aplicada em 70% da população carioca com 18 anos ou mais

27 de junho de 2022

< Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *