Inverno começa sem previsão de chuva, com tempo estável e céu claro a parcialmente nublado – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Céu claro na cidade – Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

A estação mais fria e seca do ano na cidade do Rio de Janeiro tem início nesta terça-feira (21/06), às 6h14. Segundo o Sistema Alerta Rio, serviço de meteorologia com sede no Centro de Operações Rio (COR), é durante este período que os volumes de chuva diminuem. Nesta época, com a rápida perda de calor durante a madrugada, também é mais comum a ocorrência de névoa/nevoeiro no início do dia.

 

– No inverno, os dias são mais curtos e as noites mais longas, e as temperaturas ficam mais amenas, tanto as máximas como as mínimas, pois há menos radiação solar recebida. Além disso, por ter uma atmosfera mais estável, é uma época favorável à concentração de poluentes – informa a meteorologista do Alerta Rio, Raquel Franco.

 

No primeiro dia do inverno, a previsão é de tempo estável no município, com céu claro a parcialmente nublado e sem chuva. As temperaturas devem variar entre a mínima de 15 graus e a máxima de 30 graus.

Esse cenário se mantém nos primeiros dias do inverno, que seguirão com tempo estável e sem previsão de chuva. Até sexta-feira (24/06) haverá variação da nebulosidade, os ventos estarão fracos a moderados (até 51,9 km/h) e as temperaturas devem subir gradualmente.

 

Menores temperaturas da série histórica

Desde o início da série histórica do Alerta Rio, em 2014, a menor temperatura mínima registrada durante o inverno foi de 9,3 graus em 21 de julho do ano passado. Também em 2021, os termômetros marcaram a segunda menor temperatura da estação, em 31 de julho: 9,6 graus, mesma temperatura registrada em 19 de julho de 2016, todas no Alto da Boa Vista.

O Alerta Rio faz diariamente a previsão do tempo de até quatro dias à frente, sendo atualizada ao longo do dia pelos meteorologistas. Entre as ferramentas que auxiliam o monitoramento feito pelos especialistas está o radar meteorológico do Sumaré, que gera imagens de núcleos de chuva de dois em dois minutos, e as 33 estações pluviométricas, que fornecem dados a cada 15 minutos.

O cidadão pode acompanhar, em tempo real, todas as informações sobre as condições do tempo no perfil do twitter @OperacoesRio e no aplicativo COR.Rio, versões iOS (bit.ly/appcor_ios) e Android (bit.ly/appcor_android).

 

Compartilhe

Categoria:

Marcações: Alerta Rio COR frio inverno Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro temperatura tempo

Notícias

Avenida das Américas tem interdições para serviços de pavimentação

20 de junho de 2022

Procon Carioca encontra medicamentos com índice de aumento maior do que o autorizado pela ANS

20 de junho de 2022

Secretaria Municipal de Cidadania celebra o Dia do Refugiado e inicia o evento ’Semana Refúgio em Foco’

20 de junho de 2022

Covid-19: Rio aplica reforço em quem tem 40 anos ou mais ou tomou dose única da Janssen. Veja o esquema

20 de junho de 2022

Comlurb volta a Petrópolis e remove 466,5 toneladas de resíduos em dois dias de atuação

20 de junho de 2022

< Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *