Desafio COR 2022: Abertas as inscrições para o programa de inovação do Centro de Operações Rio – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Centro de Operações Rio – Prefeitura do Rio

A edição de 2022 do Desafio COR – programa de inovação e aceleração do Centro de Operações Rio – está com as inscrições abertas até 13 de julho. Neste ano, o desafio será “Como ampliar a identificação e o monitoramento dos riscos e impactos de eventos climáticos (hidrometeorológicos) severos na cidade”. Com previsão de início para julho, o evento será realizado por meio da parceria Rio-Nasa, além da ABMEN (Associação Brasileira dos Mentores de Negócios) e da FCJ Rio, a regional carioca do maior grupo global de Venture Builders (organização de fomento a startups).

Grupos, startups e empresas interessados em desenvolver soluções tecnológicas com o COR devem preencher o formulário disponível neste link. A primeira etapa, de imersão, é prevista para julho. Já a etapa de aceleração deve ser realizada de agosto a setembro.

 

– Nosso principal objetivo é incentivar o desenvolvimento de ferramentas inovadoras que contribuam para uma cidade mais inteligente e resiliente, e ajudem a salvar vidas – destacou o chefe executivo do COR, Alexandre Cardeman.

 

Durante o desafio, o Centro de Operações se transforma em um laboratório vivo para soluções de cidades inteligentes, oferecendo todos os recursos disponíveis aos participantes: dados; mentoria técnica; e acesso ao ecossistema de inovação do COR.

As melhores soluções passam para a última etapa, de incubação, em que são integradas experimentalmente à operação do COR para aprimoramento. Mais informações sobre o desafio, fases e cronograma neste link.

Edições anteriores

O desafio já teve três edições, em 2018, 2019 e 2021 para aprimorar, respectivamente, a resposta da cidade a eventos de chuva forte; a gestão dos impactos das mudanças climáticas no sistema de ônibus do município; e a comunicação de emergência.

Como resultado, o COR já certificou seis startups, qualificando as ferramentas para serem integradas ao conjunto de ferramentas operacionais do COR. São elas: a Noah, com sensores inteligentes de alagamento; a VM9, com plataforma de mobilidade urbana sobre o sistema BRS (faixa exclusiva de ônibus); a Wiiglo, com plataforma de monitoramento do sistema de ônibus; a Nimbus, com a plataforma Cronos, voltada ao aprimoramento da previsão de chuvas; Linha Direta, que ampliou a funcionalidade do seu aplicativo de alertas, permitindo ao usuário reportar ocorrências diretamente ao COR, inclusive com envio de vídeos em tempo real; e Não Pare Antes de Conseguir, com sistema de sensoriamento baseado na tecnologia LoRaWAN.

Compartilhe

Categoria:

Marcações: Centro de Operações Rio (COR) Desafio COR Inscrições abertas Prefeitura do Rio

Notícias

Profissionais de saúde com 30 anos ou mais podem receber a segunda dose de reforço contra a Covid-19

13 de junho de 2022

Agentes da Seop apreendem van pirata que tentou furar bloqueio de fiscalização

13 de junho de 2022

Semana tem 827 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade. Saiba como concorrer

13 de junho de 2022

Prefeitura do Rio cadastra veículos de moradores do entorno da Cidade do Rock

13 de junho de 2022

Comlurb removeu 26,3 toneladas de resíduos durante show gospel em Copacabana

12 de junho de 2022

< Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *