Prefeitura marca presença no Smart City Expo Latam, maior congresso sobre cidades inteligentes da América Latina – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

O subsecretário de Transparência e Governo Digital da Prefeitura do Rio, Bruno Bondarovsky, está em Mérida, no México, participando do principal evento de cidades inteligentes da América Latina , o congresso Smart City Expo Latam 2022. O evento, que será realizado entre 7 e 16 de junho, é hoje a principal referência em evolução urbana e territorial da América Latina, responsável por promover iniciativas, soluções e ações que permitam desenvolver cidades e territórios.

O congresso incentiva ainda a implementação de projetos estratégicos em colaboração com algumas cidades consideradas líderes no tema na América, entre as quais o Rio de Janeiro. O evento reúne mais de 14 mil participantes, mais de 200 instituições e empresas ligadas ao tema, além de 55 meios de comunicação, em uma área de mais de 10.000m2.

Bondarovsky, que representa a Prefeitura no evento, está à frente da Subsecretaria de Transparência e Governo Digital, órgão ligado à Secretaria de Governo e Integridade Pública (Segovi). Ele foi subsecretário de planejamento do Rio do Janeiro por seis anos, tem experiência na área de Administração Pública e expertise na aplicação de tecnologia da informação para soluções de problemas públicos.

 

Qual está sendo a participação do Rio de Janeiro no evento?

– Farei parte de uma mesa plenária em um auditório para cerca de 1.000 pessoas sobre o tema “Transformação digital na América Latina”. Nesta apresentação, vou contar o case digital do Rio de Janeiro e todos os avanços que temos feito nesta área, como o Processo.Rio, a Agenda Pública, o DIC e outras plataformas.

 

O que mais chamou a sua atenção até agora?

– Chamou a atenção que os discursos de cidades que estão “na ponta” dos avanços no digital estão muito alinhados com o nosso. Estamos em sintonia com o que tem que ser feito de transformação digital, de integração da cidade, a questão dos transportes e também da sustentabilidade. Sinto que o Rio de Janeiro está alinhado com o que está sendo feito em algumas das cidades mais avançadas do mundo. E acho que três palavras resumem o congresso, até agora: inclusão, sustentabilidade e transportes.

 

Qual a importância deste evento?

– Esse evento é ligado à fira Barcelona, que é uma das principais iniciativas do mundo sobre cidades inteligentes, inovação e governo digital. Essa edição do México é muito importante. São milhares de pessoas inscritas e participando, trocando ideias, compartilhando vivências e experiências. O evento difunde o assunto das smart cities e debate os temas de ponta desse assunto.

 

Que ensinamentos você trará de volta e como poderão ser aplicados?

– A questão de que estamos em um caminho sem volta. A urbanização acelerada e a sustentabilidade são pontos de partida para os quais não há retorno. É preciso enfrentar as desigualdades também. Temos que ter permanente esse olhar para as desigualdades que já existem e que podem ser aumentadas pela tecnologia. Por exemplo, no caso dos excluídos digitais, dos mais idosos também. Mas a implementação de um governo mais digital, mais alinhado às novas tecnologias é irreversível. É um caminho sem volta, neste momento não vemos fim para isso. E precisamos ser rápidos, não podemos ficar para trás. Não há como resolver alguns problemas sem emprego de tecnologia na base. Não só na ponta, mas na base.

Compartilhe

Categoria:

Marcações: cidade inteligente congresso Prefeitura do Rio Segovi Smart City Expo Latam

Notícias

Comlurb removeu 26,3 toneladas de resíduos durante show gospel em Copacabana

12 de junho de 2022

Engenho de Dentro terá alterações no trânsito para jogo no Estádio Nilton Santos

12 de junho de 2022

Prefeitura inicia reforma do Beco da Cirrose e obra em oito Conjuntos Maravilha

11 de junho de 2022

Campanha Gentileza no Namoro chama atenção para o respeito nas relações afetivas

11 de junho de 2022

Dias de Glória: Bairro passa por ações de revitalização

11 de junho de 2022

< Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *