Dias de Glória: Bairro passa por ações de revitalização – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Ação de revitalização começou neste sábado – Divulgação / Prefeitura do Rio

A região da Glória está passando por uma grande revitalização. A Secretaria Municipal de Conservação, em parceria com a Subprefeitura da Zona Sul, está à frente dos trabalhos, que começaram neste sábado (11/06) com a reforma da praça onde fica o monumento a Marechal Deodoro e a fresagem na Av. Augusto Severo e na Rua Mestre Valentim. A ação faz parte do projeto “Dias de Glória”, da Secretaria Municipal de Turismo.

Ação faz parte do projeto Dias de Glória – Divulgação / Prefeitura do Rio

 

Ao todo, os serviços serão distribuídos por 14 áreas, abrangendo locais como as avenidas Beira-Mar e Augusto Severo, e, também, Largo da Glória, Rua Antônio Mendes Campos, Rua do Catete, Rua do Russel, Rua da Glória, Rua Pedro Américo, Rua Mestre Valentim e Rua Teixeira de Freitas.

Além de fresagem e recapeamento nas principais vias de circulação no entorno do bairro, garantindo o acesso às áreas históricas e turísticas da região, serão executados serviços regulares de manutenção, como recuperação de pisos em pedras portuguesas, recomposição de saibro e grama, reposição de grelhas de bueiros e tampões e recuperação de golas de árvores.

Serviços serão distribuídos por 14 áreas – Divulgação / Prefeitura do Rio

 

Ícones do bairro, como a Murada da Glória, entre a Av. Augusto Severo e a Rua da Glória, e a Amurada da Glória, na Rua do Russel, já estão sendo limpos e recuperados. A secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, ressalta a importância da região.

– A Glória faz parte da história da fundação do Rio de Janeiro, pois foi cenário de batalhas entre portugueses e franceses pela posse da Baía de Guanabara. Suas belezas atraem turistas e encantam quem mora na cidade. É motivo de orgulho zelar por uma área tão especial – diz ela.

As equipes da Conservação também farão a restauração de monumentos de menor porte, como os que ficam dentro da Praça Paris e o busto do Cardeal Arcoverde, instalado na Rua do Catete. Ainda na Praça Paris, será religado o Chafariz dos Golfinhos.

– Monumentos de maior porte, como os de Pedro Álvares Cabral e Marechal Deodoro, serão restaurados em contratos separados, cujos projetos estão em processo de elaboração, pois priorizamos os grandes monumentos relacionados ao bicentenário da Independência – explica Anna Laura.

Divulgação / Prefeitura do Rio

 

O subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, destaca o diálogo com a população durante a elaboração do projeto.

– O Dias de Glória é especial para mim, pois foi anunciado ao mesmo tempo em que comecei minha jornada como subprefeito. Para a sua implantação, busquei o diálogo com as lideranças locais. Ouvimos muita gente, incluindo os órgãos municipais. Podemos dizer que se trata de um projeto com planejamento participativo, que é fundamental. Tenho certeza que será um marco para uma nova realidade no bairro – afirma ele.

Zezé da Portela, moradora da Glória e frequentadora das feiras e rodas culturais que acontecem no bairro, comemora o início das obras.

– Estou feliz que essa revitalização já está acontecendo e, melhor ainda, que a Prefeitura nos ouviu e planejou tudo junto com a comunidade. Vai ficar muito bom, e nosso bairro voltará a ter a grandeza que merece – festeja ela.

Divulgação / Prefeitura do Rio

Compartilhe

Categoria:

Marcações: conservação dias de glória turismo

Notícias

Planetário do Rio abrirá as portas para observação da superlua na terça-feira

10 de junho de 2022

Entorno do Maracanã terá interdições para jogo entre Vasco e Cruzeiro neste domingo

10 de junho de 2022

Planetário do Rio promove oficina de desenho neste sábado

10 de junho de 2022

Comlurb participa de ação de limpeza no manguezal da Lagoa de Jacarepaguá

10 de junho de 2022

Prefeitura marca presença no Smart City Expo Latam, maior congresso sobre cidades inteligentes da América Latina

10 de junho de 2022

< Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *