Procon Carioca cobra esclarecimentos a 11 planos de saúde sobre reajustes para clientes individuais e coletivos – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

O Procon Carioca, instituto vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, enviou duas notificações para Amil, Golden Cross, Assim, Bradesco Saúde, Caberj, Memorial Saúde, Porto Seguro, Prevent Senior, Rede Intermédica, Sulamérica e Unimed, que devem prestar esclarecimentos sobre recentes notícias veiculadas na mídia informando que os “planos de saúde terão os maiores reajustes da história”. Os questionamentos são sobre os contratos individuais e coletivos.

 

– O Procon Carioca solicita explicações dos planos sobre a aplicação dos reajustes, e será preciso que as empresas demonstrem e comprovem o índice aplicado – afirma Igor Costa, diretor executivo do instituto.

Embora o reajuste dos planos de saúde na modalidade individual seja regulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e os planos de saúde coletivos não se submetam à ANS, cabe ao Procon Carioca questionar e fiscalizar, com o objetivo de evitar desrespeitos às leis consumeristas e proteger os consumidores de violações aos seus direitos.

Vale ressaltar que os planos têm passado por reajustes em patamares elevadíssimos. Em alguns casos, tem-se observado um reajuste anual de 100% ou mais, o que leva o consumidor a pagar quase o dobro do valor inicialmente contratado. Os planos deverão esclarecer, comprovadamente, algumas questões:

1) Quantos planos estão ativos, atualmente, na cidade do Rio de Janeiro? 2) Quantos consumidores a operadora possui na cidade do Rio de Janeiro? 3) Quais foram os reajustes aplicados em 2020, 2021 e 2022? 4) Por qual motivo ocorreu os reajustes e como se deu eventual cálculo? 5) Em 2022, quantos planos sofreram o reajuste anual? 6) Os consumidores são informados sobre eventual aumento no preço dos planos? 7) Quais foram os índices de sinistralidade dos planos em 2020, 2021 e 2022?

Compartilhe

Categoria:

Marcações: Amil Assim Bradesco Saúde Caberj Golden Cross Memorial Saúde Porto Seguro Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro Prevent Senior Procon Carioca Rede Intermédica Sulamérica Unimed

Notícias

BRT Seguro prende duas pessoas após furto de 200 metros de fios em estação em Jacarepaguá

9 de junho de 2022

Bosque Dona Ivone Lara ganha Circuito de Feiras Rio Ecosol

9 de junho de 2022

Prefeitura faz a demolição de currais de gado e construções ilegais em área protegida

9 de junho de 2022

Túnel José Alencar será fechado, no sentido Recreio, para manutenção de rotina

9 de junho de 2022

Prefeitura expande digitalização de protocolos para os CREs, CAPs e hospitais municipais

9 de junho de 2022

< Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *