Prefeitura reforça ações de preservação da natureza incentivando a participação da população – ZERO83

Dia Mundial do Meio Ambiente

Prefeitura reforça ações de preservação da natureza incentivando a participação da população

05/06/2022 | 08:00 | 39

Neste domingo (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de João Pessoa tem ampliado as ações de preservação ambiental na cidade, disponibilizando serviços que possibilitam a participação efetiva da população nessas atividades.

Entre as diversas ações, a gestão vem inovando com a criação da Coordenadoria de Bem Estar Animal, que vem promovendo um amplo debate com a comunidade, estabelecendo parcerias com os cursos de Medicina Veterinária, Conselho Regional de Medicina Veterinária, protetores de animais, entre outros setores. A Coordenadoria também está acompanhando os trabalhos para implantação do primeiro Hospital Público Veterinário da Paraíba, que vai funcionar no Bairro dos Estados. A mesma Coordenadoria também tem promovido eventos de adoção de animais domésticos, onde a população tem acesso à orientação sobre cuidados e ainda vacinação dos bichinhos.

O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam), Welison Silveira, destacou que um dos pilares da atuação da pasta é a educação ambiental. “Todas as nossas ações, da fiscalização ao licenciamento, têm um caráter educativo, para sensibilizar as pessoas sobre a importância da atitude de cada um para a preservação e recuperação do nosso patrimônio ambiental”, concluiu.

Cadastro ambiental – Para preservar e ampliar o patrimônio ambiental da cidade, os técnicos da Semam, da Divisão de Arborização e Reflorestamento, estão fazendo o Cadastro Ambiental, dentro do programa “Agora tem Trabalho”. Os educadores ambientais da Semam percorrem as ruas dos bairros, e, de casa em casa, conversam com moradores, fazendo um levantamento para que, na frente de cada casa seja plantada uma árvore. Os educadores fazem um levantamento de dados, com nome, endereço completo e qual espécie é da preferência do morador. Com base nos dados é elaborado um plano de ação, para que sejam disponibilizadas mudas no Viveiro Florestal, mantido pela Prefeitura. As mudas são direcionadas para o plantio nos bairros cadastrados. Já foram cadastrados moradores do Valentina Figueiredo, Mumbaba, Praia do Seixas, Planalto Boa Esperança, Bairro das Indústrias, Gramame e Distrito Industrial.

Viveiro Florestal–Atualmente o Viveiro produz mudas de frutíferas como cajueiro, jaqueira, cajá e também mudas de ipês, pau formiga, pau brasil, saboneteira, entre outras. Funcionando de segunda a sexta, das 8h às 16h, quem desejar buscar uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica pode procurar os técnicos do Viveiro Florestal, na Rua Embaixador Sergio Vieira de Melo, s/nº – Valentina Figueiredo. São entregues até duas mudas de árvores por pessoa. Mais informações podem ser checadas pelo telefone (83) 98645 8430, da Divisão de Arborização da Semam.

Plantio e distribuição de mudas Até maio deste ano os técnicos da Semam doaram uma média de 2.400 mudas de árvores nativas, em eventos produzidos pela Prefeitura. Outras 2.900 mudas foram plantadas em praças, canteiros de ruas e avenidas e calçadas e ainda nos condomínios entregues à população pela Prefeitura. As mudas são produzidas pelos técnicos do Viveiro Florestal, que fica na Rua Embaixador Sérgio Vieira de Melo, s/nº, Gramame e funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e na sexta das 8h às 14h. Cada pessoa pode pegar até duas mudas de árvores e recebe ainda as orientações sobre a maneira correta de se fazer o plantio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *