Dia da Pessoa Trancista é comemorado neste domingo com exposições, mostra de filmes e roda de samba – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Casa Afrodai terá evento pelo Dia da Pessoa Trancista – Divulgação

A Prefeitura do Rio, em parceria com o Instituto Afrodai, realiza neste domingo (05/06) evento gratuito em homenagem ao Dia da Pessoa Trancista, profissionais que são referência em tranças de penteados afro. A comemoração será das 15h às 21h, na Casa Afrodai, na Rua Joaquim Silva 123, na Lapa.

As trancistas são responsáveis não apenas pela geração de renda de muitas famílias, mas também por fortalecer a autoestima da população negra e valorizar a cultura africana. Hoje já são mais de 500 profissionais trancistas no estado, que se dedicam a esta técnica ancestral.

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública, por meio da Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial, contará com o lançamento do documentário do canal digital Cultne TV sobre a história de Dai Bastos, fundadora da Casa Afrodai. Além disso, ao longo do domingo, os participantes poderão ver a uma exposição fotográfica sobre a história da trança no Brasil e assistir à mesa de debate com profissionais trancistas.

Durante o evento também serão exibidos quatro curta-metragens: “Kbela”, de Yasmin Thayná, “Enraizadas”, de Juliana Nascimento e Gabriele Roza, “Memórias trançadas”, de Luane Bento e Bruno Penedo e “Ancestralidade das tranças no Rio de Janeiro”, assinado pelo Mandato Coletivo de Thais Ferreira, que também entregará moções honrosas para 30 profissionais trancistas do Rio de Janeiro.

Ao fim do evento terá apresentação em pocket show da festa Awurê.

Compartilhe

Categoria:

Marcações: casa afrodai Dia da Pessoa Trancista Lapa Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro trança

Notícias

CET-Rio monta operação de tráfego para jogo entre Flamengo e Fortaleza no Maracanã

4 de junho de 2022

Mais seis linhas de ônibus voltam a operar na cidade a partir de segunda-feira

4 de junho de 2022

Secretaria de Ordem Pública remove construções irregulares na Zona Oeste do Rio

3 de junho de 2022

Planetário do Rio realiza, neste sábado, evento para o público geek

3 de junho de 2022

Prefeitura e Ministério Público Federal lançam guia turístico cultural e gastronômico da Pequena África

3 de junho de 2022

< Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *