O Sisutec ainda existe? Como funciona?

Você já deve conhecer alguns programas que estão em vigor para auxiliar os estudantes a começarem um curso de qualidade. Um destes programas é o Sisutec, mas já faz algum tempo que não ouvimos falar dele. Para quem está se perguntando se o Sisutec ainda existe e de que forma podemos utilizá-lo, vale a pena conferir o texto a seguir e ficar por dentro do assunto:

O que é o Sisutec?

O Sisutec é o programa que corresponde ao O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica. Seu objetivo é faciltar o acesso para cursos técnicos de qualidade.

O programa tem parceria com as melhores escolas técnicas do país e vez por outra, lança um edital para que oes estudantes participem e concorram as bolsas de estudo para cada região.

O programa ainda existe?

Faz um tempinho que a gente não escuta falar no Sisutec, mas se engana quem pensa que a iniciativa não está mais ativa! A justificativa para esta dúvida e o que o programa é uma das vias de acesso para o Pronatec 2020 e por isso muita gente acha que o Sisutec não existe mais.

O Pronatec é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, responsável pela capacitação profissional de diversos jovens nas mais variadas áreas do mercado de trabalho. Ambos funcionam juntos para melhor o nível de educação do país.

Como funciona?

A proposta dos programas citados é possibilitar que mais e mais jovens e adultos possam conquistar o seu diploma em um curso técnico. Para isto, sãooo divulgadas algumas vagas para estudar em instituições técnicas líderes em ensino como o Senac e o Senai.

Os Pronatec cursos gratuitos 2020 terão influência direta do mercado de trabalho, ou seja, serão ofertadas formações com bastante possibilidade de emprego no mercado. Assim, em pouco tempo você pode estar com o seu certificado nas mãos e com a carteira de trabalho assinada!

Quem pode participar?

Existem alguns requisitos para que você possa participar da seleção do Sisutec. Em primeiro lugar, é necessário que o candidato tenha participado da última versão do Enem e o mesmo não pode ter zerado a redação do exame.

No geral, é preciso que ele atinja 450 pontos no Enem para concorrer as vagas, além de estar de acordo com os requisitos socioeconômicos do programa. Se estiver em situação correspondente, o interessado pode se inscrever após o lançamento do edital no site oficial do Sisutec.