Em qual área do Direito você se encaixa? Veja como escolher

Não é fácil trabalhar em uma área indesejada, por isso suas escolhas são muito importantes. Porém, se você tem a certeza que direito é o seu caminho a seguir, mas não tem certeza de sua área de atuação, vamos tentar ajudá-lo.

Você deseja percorrer o caminho do direito em um escritório? Ou prefere exercer a profissão em uma organização internacional? São dúvidas que são geralmente questionadas ao bacharel de direito que quer descobrir sua área de atuação.

Como escolher minha área de atuação no direito? 

O direito tem várias áreas a se percorrer, vamos conhecê-las:

  • Direito Civil;
  • Direito Ambiental;
  • Direito Empresarial;
  • Direito da Tecnologia da informação;
  • Direito do consumidor;
  • Direito contratual;
  • Direito trabalhista;
  • Direito tributário;
  • Área pública;
  • Áreas em advocacia (Eleitoral, relações institucionais, trabalhista e tributária) 

Há uma vasta lista de áreas que o direito pode percorrer, se você quer unir direito a meio ambiente, empresas, tecnologia e outros âmbitos, é possível. 

Sobre a Prova da OAB

O exame é realizado três vezes por ano e os editais geralmente estão liberados para acesso nos meses de janeiro, maio e setembro. No começo de cada ano, a organização publica um cronograma, que informa a data em que o edital estará liberado, deixando também, o estudante ciente de quando serão as provas.

A prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), é dividia em duas fases e aplicada em diferentes datas. As provas são realizadas numa duração de cinco horas e para passar para segunda fase, é necessário acertar pelo menos 50% da prova (40 questões). A outra fase, tem o valor de 10 pontos e o estudante deve fazer, no mínimo, 6 pontos.

Requisitos e Inscrições para exame da OAB 2020

O estudante de direito antes de tudo isso, deve realizar as inscrições OAB 2020. Após receber o tão sonhado diploma, o ele precisa realizar este exame, para assim estar atuando da área e exercer sua função de advogar nos territórios nacionais.

Existem vários requisitos que o bacharel de direito precisa tomar conhecimento. Um deles, é que antes da inscrição em si no exame, há uma pré- inscrição, por isso aqueles que desejam realizar o exame da OAB precisam atender alguns pré requisitos.

Logo após a realização da pré-inscrição, que o estudante deverá fazer pelo site da OAB SP, é necessário que o bacharel compareça junto a central de atendimento da subseção para estar formalizando sua inscrição. O Candidato, no entanto, terá que ter em mãos alguns documentos.