Curso técnico ou tecnólogo? Descubra qual é a melhor opção

Quem está pensando em começar um curso rápido, que proporcione capacitação para o mercado de trabalho em pouco tempo, provavelmente vai se deparar com duas opções: o técnico e o tecnólogo. Essas duas categorias de curso possuem finalidades bem parecidas, mas o funcionamento delas é bem diferente. Então, se você está em dúvida entre qual nível escolher, conheça um pouco mais sobre os cursos e veja qual é a melhor opção para você:

Pessoa com Dúvidas – Ilustração

Curso Técnico

Vamos começar falando um pouco sobre o curso técnico e o porquê dele valer a pena para algumas pessoas. Bem, essa formação tende a durar um tempo mediano, podendo variar entre alguns meses e até dois anos.

Ou seja, quem quer se capacitar em um tempo consideravelmente rápido, pode arriscar uma formação na área. Mas é importante mencionar que existem cursos mais rápidos com a mesma finalidade.

Uma outra vantagem desse nível de ensino está em suas grandes oportunidades de bolsas e programas de estudo. Existem diversos programas que facilitam o acesso a alguns cursos técnicos, como por exemplo, temos as inscrições MedioTec 2020.

Essas inciativas promovem bolsas de estudo para os estudantes que se inscrevem, ou seja, se você quer cursar esse nível e está de acordo com os requisitos, você tem uma grande chance de estudar sem nenhum custo.

Vale mencionar ainda que o curso técnico promove certificação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), o que pode ser importante para quem ainda não tem nenhuma experiência acadêmica.

Curso Tecnólogo

Agora vamos introduzir um pouco mais sobre esta outra categoria de estudos: o curso tecnólogo. Este também fica registrado como um curso para quem quer se capacitar em pouco tempo, mas este possui apenas alguns meses de duração.

Geralmente, o tecnólogo visa focar em uma área específica do mercado de trabalho, o que é muito válido para quem ainda não escolheu uma profissão e está estudando as possibilidades disponíveis.

Um outro ponto que vale a pena enfatizar é que essa categoria de formação é muito mais barata do que a maioria dos níveis disponíveis, sendo ideal para quem tem pouco capital para investir na carreira.

Diferente do curso técnico, o tecnólogo não irá dispor de certificado, mas um documento de conclusão de curso. Ou seja, esses cursos são mais interessantes para quem está focado em aprender uma área em pouco tempo.

Agora que você já sabe como os cursos técnicos e tecnólogos funcionam, é possível fazer um comparativo com as suas prioridades como estudante!

Fonte: pronatec2020.pro.br