Bolsas de estudo sem precisar do ENEM: Veja aqui!

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos maiores concursos do país e funciona atualmente como principal requisito para concorrer a bolsas de estudo. As bolsas que oferecem condições exclusivas para o estudante são a opção mais viável para quem quer vantagens na hora de se capacitar, mas será que os estudante que não participaram ou não alcançaram uma pontuação equivalente a concorrência tem outras opções?

Quem quer construir uma carreira e se destacar no mercado de trabalho já deve saber que a formação e capacitação profissional é uma etapa importante.

O problema, para muitos estudantes, são os custos envolvidos no processo. Por isso, muitos estudantes buscam outras oportunidades para dar inicio ao seu curso com condições exclusivas do mercado.

Então é possível conseguir bolsa sem o Enem?

Não podemos negar que o Enem é uma das formas mais utilizadas de ingressar na universidade, pois já conta com programas como o Sisu e o Prouni.

Entretanto, vale a pena enfatizar que você pode começar a sua formação sem ter participado do vestibular em questão. Isso é possível através de iniciativas como o Pronatec 2020.

O Pronatec é um dos maiores programas de incentivo ao ensino técnico do país. As bolsas são distribuídas a partir de uma ligação entre algumas escolas técnicas com os órgãos responsáveis pela proposta.

O ensino técnico tem se tornado cada vez mais popular entre os estudantes, pois proporciona capacitação profissional voltada para o mercado de trabalho e em pouco tempo.

Por isso, as inscrições Pronatec podem estar concorridas! Os candidatos interessados precisam estar atentos a divulgação do edital através da plataforma do programa.

E para quem quer cursar o ensino superior?

Apesar dos cursos técnicos estarem ganhando destaque por suas diversas vantagens, muitas pessoas ainda preferem cursar uma graduação.

Para este objetivo o programa mais indicado é o Educa Mais Brasil, uma proposta de iniciativa privada que funciona através do site oficial do programa.

O Educa Mais Brasil é conhecido por oferecer bolsas de até 70% de desconto para as mais variadas áreas e além disso, por não possuir a participação no Enem como requisito.

Mesmo quem realizou o exame pode se inscrever e utilizar a sua nota para dispensar o vestibular tradicional da instituição de sua escolha, o que pode facilitar muito a vida do bolsista do Educa Mais Brasil.